quarta-feira, 4 de julho de 2007

Onésimo Teotónio Almeida na "Culsete"

O convite chegou hoje e tenho que o partilhar. É que, lendo ou ouvindo Onésimo, o tempo esgota-se em fragmentos atlânticos, em castelos de vida, em viagens imaginárias sobre realidades quem nem sempre foram / são fantasias. É sempre bom ouvir este açoriano que se divide pelo mundo, entre o continente, as ilhas, a América, a escrita, a vida académica, as estórias e a visão crítica e bem disposta das personagens, das situações, do escrever, do existir.
Há mais uma oportunidade para quem queira e para quem possa, sobretudo para quem resida em Setúbal, de usufruir do convívio com Onésimo: é no dia 6 de Julho, pelas 21h30, na livraria "Culsete" (na Avenida 22 de Dezembro). O pretexto é a apresentação do seu livro Aventuras de um Nabogador e o convite aguça a curiosidade, mesmo de quem conhece o autor: "O novo livro de Onésimo Teotónio Almeida, Aventuras de um Nabogador, são estórias e mais estórias, contando-se umas às outras, em sanduíches carregadas de sabores. Aliás, ao bom estilo de conversa do autor, como sabem quantos com ele já conviveram."
No início dos anos 70, Onésimo Teotónio Almeida (n. 1946) viveu em Setúbal. A partir de 1972, passou a viver nos Estados Unidos, onde se doutorou na Brown University. Responsável pelo respectivo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, é autor, entre outros títulos, de Ah! Mònim dum Corisco!... (1978), (Sapa)teia Americana (1983), L(USA)lândia - A Décima Ilha (1987), Que Nome É Esse, ó Nésimo? - e Outros Advérbios de Dúvida (1994) e Onze Prosemas (e um Final Merencório) (2004), além de ser colaborador do JL e da revista Ler.

Sem comentários: