sábado, 25 de agosto de 2007

S. António e S. Francisco Xavier em Amesterdão

O santo português mais conhecido no mundo tem também os seus lugares na cidade de Amesterdão, com imagens em várias igrejas. Ainda que, por vezes, ligado a Pádua (cidade onde morreu), a verdade é que, para um português em visita, a imagem de S. António (português, de Lisboa) não passa ao lado, também ficando atestada a sua fama de pregador e de santo popular.
Aqui se apresentam fotos de três imagens de S. António captadas em Amesterdão, cidade também muito ligada à história de séculos de muitos portugueses que ali tiveram que se refugiar por causa das perseguições aos judeus.
Amstelkring é museu desde 1888. A casa que o alberga data de 1661 e pertenceu ao mercador Jan Hartman. Dois anos depois da sua construção, foi ali criada uma igreja católica clandestina (em virtude da proibição da prática do catolicismo), situada em parte superior da casa, por isso sendo conhecida como a igreja de Deus Nosso Senhor do Sótão. Sobre pequena peanha, assenta uma imagem original de S. António, do séc. XVIII.
Sto. António, séc. XVIII, Amstelkring Museum
Em 1887, tendo regressado a liberdade religiosa, foi construída a igreja de S. Nicolau, patrono de marinheiros (Sint Nikolaaskerk), sob projecto de A. C. Bleys. A construção apresenta a tipologia neo-renascentista e lá se pode ver uma outra imagem de S. António.
S. António, na igreja de S. Nicolau

Finalmente, refira-se a igreja de S. Francisco Xavier (também conhecida por De Krijtberg). Substituindo uma antiga capela jesuíta clandestina, a igreja, com marcas neo-góticas, data de 1884, com projecto de Alfred Tep. Sendo o seu patrono o santo jesuíta Francisco Xavier (patrono de Setúbal desde o séc. XVIII, uma vez que, em 10 de Março de 1703, foi tomada a decisão camarária de Setúbal passar a ter S. Francisco Xavier como padroeiro, assinalado no dia 3 de Dezembro, data do seu passamento), lá pode ser vista uma sua imagem, à esquerda do altar-mor, enquanto, à direita, está o seu companheiro Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus.

Igreja de S. Francisco Xavier, vendo-se o patrono à esquerda do altar e S. Inácio de Loiola à direita (a partir de postal ilustrado)

S. Francisco Xavier, na igreja de que é padroeiro
Pertencendo S. António à ordem franciscana, a sua fama é tão grande que também neste templo está presente, logo à entrada.

S. António, na Igreja de S. Francisco Xavier

Sem comentários: