quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Pela língua portuguesa

"Porque vale a pena continuar a estudar a língua portuguesa?" A pergunta foi lançada assim, de repente, para os grupos de trabalho, com a incumbência de cada grupo apresentar sete razões. Sim, eu sei que a pergunta era orientada, não admitia a negativa; mas a intenção foi a que nela está expressa e não o seu contrário, por causa deste processo colectivo em que todos estamos envolvidos e que se chama identidade. Voltemos à história...
O ambiente era o da primeira aula de Língua Portuguesa do ano lectivo, com estudantes de 8º ano, na faixa etária dos 13/14 anos. Das respostas obtidas, escolhi um leque de argumentos em que são visíveis razões escolares e curriculares, utilitárias, sociais, de respeito pelo outro, históricas, cívicas, identitárias e de memória. Algumas andam próximas de outras, mas todas se cruzam neste cadinho que é o estudo de uma língua e nesse outro cadinho que é o saber que se vai adquirindo e trabalhando (com) a identidade, um mecanismo construtivo que, como registou Inês Sim-Sim no Congresso Internacional sobre o Ensino do Português (Maio de 2007), "é uma caminhada não terminada, sujeita aos conflitos, avanços e retrocessos de um processo em permanente progresso". E, entre as muitas coisas que ressaltam da argumentação destes alunos, uma delas, a valorizar, é exactamente a da identidade.
E vamos, então, às razões por que, na opinião destes alunos, vale a pena continuar a estudar a língua portuguesa:
- "para falarmos correctamente"
- "para interpretarmos correctamente o que lemos e o que nos dizem"
- "para enriquecer o nosso vocabulário"
- "para deixar de dar erros"
- "para sermos mais cultos"
- "porque, sabendo falar bem português, temos facilidade em aprender outras línguas"
- "para sabermos comunicar com o próximo"
- "para compreendermos a sociedade"
- "para conseguirmos enriquecer os nossos diálogos"
- "para aperfeiçoarmos o que já sabemos"
- "para que faça sentido aquilo que dizemos"
- "para defender e expandir a nossa língua mundialmente"
- "porque é a sexta língua mais falada no mundo"
- "para que o calão e o inglês não dominem a nossa língua"
- "porque é obrigatório"
- "para nos sabermos desenrascar em vários sítios públicos"
- "para passarmos de ano e fazermos os nossos pais mais felizes"
- "para se arranjar trabalho"
- "porque ainda não sabemos tudo sobre a nossa língua"
- "porque desenvolve a nossa capacidade mental"
- "para termos mais imaginação"
- "porque é a nossa língua-mãe"
- "porque um bom cidadão deve saber falar correctamente o seu idioma"
- "para preservar a nossa língua"
- "por ser o mínimo que podemos fazer por todos os que mudaram a nossa história e contribuíram para o conhecimento da nossa língua em todo o mundo"
- "porque... se não a soubermos falar correctamente, quem o saberá?"

Mapa da lusofonia, em Atlas da Língua Portuguesa na História e no Mundo (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda / Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses / União Latina, 1992)

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