sábado, 1 de setembro de 2007

"Sinais de Vida", por Jorge Freixial (e amigos)

Começou hoje, no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão. É uma exposição de fotografia de Jorge Freixial (e amigos), que se vai mostrar até 30 de Novembro. Jorge Freixial (n. 1961) é professor de Educação Visual e, desde 1989, tem participado em vários concursos e exposições. Os amigos são doze (Alexandra Freixial, Ana Galrinho, António Freixial, Carmo Franco, Cristina Ribeiro, Hugo Silva, José Custódio, José Vilhena, Luísa Albino, Luís Gonzaga, Regina Diniz e Teresa Marques) e as fotografias são bastantes para merecer a ida.
O subtítulo “ocultas evidências” diz muito do que ali se pode ver: a complexidade do que, no dia-a-dia, vemos como simples – plantas, animais, momentos, captações de movimentos, de pormenor e de atenção, instantes de um bulício que nos escapa e, sobretudo, de vida. É, aliás, por esta última marca que a exposição tem uma dedicatória: “às maiores artífices da vida: as mães”.
Em palavras do autor, na sessão de apresentação, houve também a intenção de associar estas imagens ao patrono do Museu, tarefa fácil, de resto, uma vez que Sebastião da Gama era um cantor das coisas simples como o barulho do vento, o marulhar das folhas, os ruídos dos animais minúsculos, as conversas das plantas, as vozes do mar, o sorriso das estrelas, a força da Arrábida. [Fotografia a partir do catálogo da exposição]

1 comentário:

CCF disse...

Bom dia! Já coloquei no nosso blogue que ninguém lê, mas pode ser que veja...e assim vá à exposição.
~CC~