quarta-feira, 24 de outubro de 2007

“+Museu”, entre o fogo, a história e a água

O oitavo número de +Museu, “boletim do Museu Municipal de Palmela”, abrangendo o período de Maio a Outubro de 2007, está em distribuição. Com existência desde Maio de 2003, esta publicação tem seguido de perto o património local, em abordagem que pode constituir pista para um trabalho pedagógico a propósito.
Neste oitavo número, o destaque vai para a colecção e exposição do Ferreiro Faria (1898-1972) num texto, assinado por Maria Teresa Rosendo, de apresentação e caracterização do acervo, que terá continuação na próxima edição do boletim. Entre outros assuntos tratados, merecem referência a notícia sobre uma “nova planta” do castelo de Palmela, recentemente “descoberta” no Livro de várias plantas deste Reino e de Castela [entre 1699-1743], de João Tomás Correia, que apresenta esclarecimentos quanto a funcionalidades de diversos espaços do castelo, bem como a alusão aos três bustos do concelho que lembram “notáveis” da história local [José Joaquim de Carvalho (1895-1975), Venâncio da Costa Lima (1882-1956) e José Maria dos Santos (1832-1913)]. Interessante é ainda o destacável intitulado “Arquitectura da água: fontes, chafarizes e tanques – Para o inventário do património histórico edificado do concelho de Palmela”, elaborado por Cristina Prata, que estuda os caminhos da água no concelho, com um levantamento e caracterização exaustivos do património constituído pelos três tipos de construções ligadas à distribuição e utilização da água.
Com uma apresentação cuidada, um grafismo simpático e fornecendo informação histórico-cultural importante, esta oitava saída de +Museu confirma a qualidade a que a publicação tem habituado os leitores.

1 comentário:

Paulo Curto Baptista disse...

Obrigado pela parte que me diz respeito.
Um abraço
Paulo Curto