segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Aprender contigo... na APPACDM (4)

Ser diferente é relativo

Falarei de um menino deficiente
De igual maneira que falarei de alguém
Cujo coração bate vivamente,
Como o da criança que encontrei…

A sua mão formatada apelava por ajuda.
Os seus traços expressivos, indecifráveis…
E o seu estrabismo bem notável…
Fizeram-me hesitar! Recuei!

Meu Deus! Como foi possível agir assim?!

Não, voltei a pensar:
Estendi a mão, abri os braços…
Respirei fundo e…
Como soube bem aquele abraço!
O efeito que o seu sorriso em mim provocou
Fez de si uma pessoa diferente!
Esta sim, era a verdadeira razão para ser diferente!

Foi contigo que aprendi.

Estas crianças são diferentes,
Não pelo problema mental,
Mas pela coragem especial

De enfrentar insensível gente
Que humilha, despreza, goza
E fere a ferida mais difícil de sarar…
Gente que não faz isto é rara
E emocionalmente valiosa.

Para sempre no coração
Fica o incómodo arranhão
Feito por estas mentes
Que rasgam almas bruscamente
E que extinguem a auto-estima já pouco existente.

Mão-de-obra?
O rude ser humano mau e ignorante!

Tudo isto que aqui escrevi,
Foi de facto o que senti!
Tudo isto que aqui escrevi,
Foi contigo que aprendi!

Sinto-me na obrigação
De obedecer ao meu coração
E dizer-te: Obrigada!
Inês Figueiredo
Este poema obteve o 1º lugar na modalidade escolar no Concurso de Poesia promovido pela APPACDM de Setúbal deste ano. A autora é aluna na Escola Secundária de Palmela, na turma 8ºC. [foto: a partir de www.fiocruz.br]

2 comentários:

Carlos Zacarias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Zacarias disse...

Pois é João. Comecei agora nestas andanças. Tenho pouco tempo por isso escrevo pouco. por agora. Pode ser que com o tempo me torne mais "escritor" e menos "fotógrafo". Por agora vou mostrando as fotos dos meus "passeios". Já agora, o poema da aluna é muito bonito. Um abraço.