quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Associação Cultural Sebastião da Gama - 2 anos

Passam hoje dois anos sobre a criação da Associação Cultural Sebastião da Gama, com sede em Vila Nogueira de Azeitão. A data quase me passava, não fora a diligência de uma amiga e associada que fez questão em parabenizar a Associação...
Pois é. Foram dois anos de muitas alegrias, sobretudo porque se conseguiu dar cumprimento aos princípios que nortearam a criação desta colectividade. Promoveram-se acções sobre a vida e obra do poeta patrono em escolas e em centros culturais; foram editados quatro números do Boletim Informativo, contendo informações para os associados e textos sobre Sebastião da Gama, difundidos em larga escala; houve a edição do livro Sebastião da Gama - O Poeta e o Professor - Estudos e Perspectivas, reunindo as comunicações que sobre o autor foram feitas nos 80 anos do seu nascimento; aconteceu a colaboração na primeira antologia que foi feita sobre a obra do poeta - A minha arca de Noé; pugnou-se por que o Dia Municipal da Arrábida, criado pela Câmara Municipal de Setúbal, fosse celebrado no dia do nascimento do poeta (10 de Abril); homenageou-se a memória de Sebastião da Gama com um monumento em Azeitão, que foi inaugurado pelo Presidente da República em 9 de Junho; houve ainda a cunhagem de uma medalha a propósito desse acontecimento; e, finalmente, tudo isto aconteceu porque houve muito trabalho colectivo e porque já se conseguiram juntar cerca de 300 amigos e admiradores da obra de Sebastião da Gama como associados.
Não foi de propósito, mas, amanhã, pelas 21h00, na sede da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, vai acontecer a primeira Assembleia-Geral para prestação de contas. E a Associação tem que continuar. Em benefício da memória!

Sem comentários: