quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fui revalidar a carta de condução...

A idade apanha-nos e, frequentemente, a lei vem atrás dela. É o caso, com a renovação das cartas de condução, cuja primeira vez ocorre, a partir deste ano, aos 50 anos. E lá fui tratar da revalidação a uma Loja do Cidadão, atendido por simpática funcionária. Quando a vi pegar na minha carta e preparar-se para a arquivar, perguntei-lhe quanto tempo demorava a nova versão a chegar ao destinatário. “Até quatro meses, a guia que lhe damos tem a validade de quatro meses…” Feitas as contas, os quatro meses que a minha nova carta poderia demorar a chegar caíam já depois de meados de Agosto, em época de férias. “Mas a guia não vale no estrangeiro, pois não?”, perguntei, já preocupado porque pensava dar uns pulozitos até Espanha, ali mesmo ao lado do sítio onde costumo fazer uns diazinhos no Verão. “Não, não vale”, esclareceu. “Mas pode ficar com a sua carta e com a guia, ambas com a mesma validade de quatro meses, se quiser…”, sossegou-me. Claro que queria. “Mas, nesse caso, não lhe é enviada a nova carta para casa. Terá que a ir buscar à DGV e, na altura, entrega a carta actual…” Claro que nem me importava. “Mas avisam-me logo que esteja pronta, não é?”, quis saber. Que não, que não avisavam, que eu teria que passar por lá para saber se já teria chegado e que, se chegasse ao fim dos quatro meses sem nova carta, deveria pedir a revalidação da guia…
Surpreendi-me com as tecnologias. Decidi aceitar à mesma as condições, mas contrariado por estas coisitas que fazem ao cidadão. Então não é possível ser-nos enviada uma cartita a dizer que a nova carta já chegou e para a irmos levantar? Então não é possível enviarem-nos, em tempo de choque tecnológico, um “mailzito” a dizer que já podemos levantar a nova carta? Então temos que ir para uma fila para saber se já chegou, desperdiçando tempo, atafulhando os serviços? Ou será que há receio de que os interessados se possam esquecer de ir levantar a carta? Francamente, não percebo, mesmo porque a carta que temos que devolver já lá ficou com um carimbo a dizer que só tem validade para os próximos quatro meses... Imaginava que tudo era mais simples. Revalidar a carta por uma decisão legal demora hoje mais tempo do que me levou a tirar a carta há 30 anos, quando eu pensava que agora o processo era apenas burocrático e administrativo, simples com a informática. Quando tirei a carta há três décadas, enviaram-ma pelo correio; agora, tenho que ir aos serviços perguntar se já chegou e, no caso de não ter chegado, voltar lá dali a dias… Francamente!

1 comentário:

Nan disse...

Bem vindo ao mundo encantado das Lojas do Cidadão!