segunda-feira, 9 de junho de 2008

As facilidades que não facilitam, com a Matemática de permeio

Mais uma vez, a Matemática, agora com a facilidade excessiva dos testes que foram produzidos pelo Ministério da Educação! José Manuel Fernandes, no editorial de hoje do Público (para ler, clicar sobre a imagem), fala sobre o assunto e compara com o que se passa num país mais a norte… Não há dúvida de que se está no caminho do sucesso, pelo menos daquele sucesso que significa que muitos alunos transitam, mas que deixa dúvidas quanto à credibilidade desse transitar. Curiosamente, os alunos, mesmo no ensino básico, vão dizendo: “ó professor, este teste foi muito exigente!”. Duvido que, com isso, queiram apenas metaforizar a dificuldade; também têm um grão de saber que lhes permite pensar que as facilidades são madres de muitas inutilidades! E sei que eles têm razão. (declaração de interesses: não sou professor de Matemática, mas sempre tenho dito aos meus alunos que o estudo é um direito, um dever e um valor e que, de facto, a Matemática e a Língua Materna são disciplinas fundamentais para o crescimento intelectual de cada um.)

2 comentários:

Pedro disse...

Quando os alunos podem em Matemática utilizar a calculadora para fazer simples operações de soma ou subtração está tudo explicado!!!

aminhaserra.blogspot.com disse...

Sinto que a Música é também, paralelamente ao Português e à Matemática, fundamental ao desenvolvimento equilibrado de todos os que querem crescer harmoniosamente.