domingo, 11 de janeiro de 2009

Hoje, 60 anos sobre o "Diário" de Sebastião da Gama

Em 11 de Janeiro de 1949, Sebastião da Gama iniciava o seu estágio de professor na Escola Veiga Beirão, em Lisboa. E escrevia também a primeira página de um Diário (publicado postumamente, em 1958) que viria a ser uma referência na área da educação. Pena que, muitas vezes, seja esquecido! Passam hoje 60 anos sobre essa página inaugural. Mensagem forte: "O que eu quero principalmente é que vivam felizes". Na escola.
[foto: manuscrito original da primeira página de Diário]

2 comentários:

Anónimo disse...

Há cerca de 1 ano, procurei, pelas livrarias, o Diário de Sebastião da Gama. Cheguei mesmo a encomendar... Não foi possível, disseram-me que estava esgotado. E no blog do Paulo Guinote encontro, agora, o contacto da vossa associação que nem fazia ideia que existia. Que boa surpresa!!
Virei visitar-vos mais vezes!!

Maria C

João Reis Ribeiro disse...

Olá, Maria C!
Por aqui vou pondo informação da Associação Cultural Sebastião da Gama, que, qualquer dia, terá a sua página. Entretanto, posso dizer-lhe que, brevemente, será publicada nova edição do "Diário", pela primeira vez na sua versão integral e anotada. Essa publicação faz parte de um projecto de "Obras Completas" de Sebastião da Gama a ser iniciado em 2009 e cujo primeiro volume vai ser o "Diário", conforme digo num "post" colocado há dias. De qualquer maneira, apareça sempre. Obrigado.