sábado, 20 de novembro de 2010

Vitória Futebol Clube - 100 anos de vida

Correra animado o Verão setubalense de 1910, ainda em tempo de monarquia, graças a D. Bernardo Mesquitela, comandante da canhoneira “Zaire”, que tinha organizado festas desportivas na zona da Quinta da Saboaria.
Apesar de haver alguns clubes já dedicados ao desporto – como o Grupo Académico, o Setubalense Sporting Clube ou o Bonfim Foot-Ball Club –, a verdade é que, depois desse Verão, um jornal dizia que fazia muita falta em Setúbal um clube que se dedicasse à especialidade do futebol.
Fosse ou não por acaso, o mês de Novembro, quando os tempos já eram republicanos, viu nomes como os de Joaquim Venâncio, Manuel Gregório e Henrique Santos a afastarem-se do BFC para erguerem um novo grupo, a que se juntaram Guilherme da Silveira, Gabriel Rouillé, Manuel Reimão e José Preto Chagas, que, em definitivo, em 20 de Novembro, constituíram o Sport Vitória.
A primeira assembleia geral da organização ocorreu em 5 de Maio de 1911, sessão em que Joaquim Correia da Costa propôs a alteração do nome do clube, que, a partir daí, se passaria a chamar Victoria Foot-Ball Club. A partir desta assembleia-geral, foi criada a primeira direcção do clube, constituída por Manuel dos Santos Barreira (presidente), Mário Ledo (vice-presidente), Manuel Reimão (1º secretário), António Ledo (2º secretário), Joaquim Venâncio (tesoureiro) e João Dinis (capitão geral).
Passados 100 anos sobre esse Novembro de separação e de origem de um novo grupo... parabéns, VFC!

Sem comentários: