terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Efemérides 2013


O ano de 2013 vai inaugurar o desaparecimento (ou suspensão) de feriados comemorativos de momentos marcantes da história portuguesa, como o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro. São machadadas na memória, embora as datas se devam continuar a assinalar.
Mas 2013 é também um ano em que passam diversos centenários de figuras da cultura portuguesa a merecerem o registo, tais como Egar Cardoso, Ilse Losa, Álvaro Cunhal ou Calvet de Magalhães, todos nascidos em 1913. Do mundo da lusofonia, chegam-nos ainda os centenários do nascimento de Vinicius de Moraes e de Rubem Braga, e do estrangeiro, os de Albert Camus e Paul Ricoeur, também nascidos em 1913.
A onda dos centenários dos nascidos em 1913 é também forte em Setúbal, pois foi o ano em que surgiram os nomes dos pintores Celestino Alves e Le Mattre de Carvalho, da musicóloga Maria Adelaide Rosado Pinto, do poeta azeitonense Alcindo Bastos e do jornalista Eduardo Machado Pinto. O jornalismo setubalense tem, aliás, mais nomes que podem ser evocados em 2013 à conta dos números redondos, haja em vista o 50º aniversário do falecimento do jornalista Luís Faria Trindade e os dez anos sobre a morte de Rogério Severino.
A propósito de números redondos, se quisermos recuar mais, podemos lembrar o 260º aniversário do nascimento de Luísa Todi ou o 180º do nascimento de Manuel Maria Portela. Evocando nomes importantes para a cultura sadina, pela mesma razão dos números redondos e assinalando os seus desaparecimentos, podemos lembrar o arqueólogo António Inácio Marques da Costa (f. 1933), o cronista da história setubalense Manuel Envia (f. 1963) e o pintor Lima de Freitas (f. 1998).
Mas Setúbal tem ainda outros motivos intensos para lembrar em 2013: os 150 anos da inauguração da iluminação da cidade por meio de gás, os 100 anos da criação do Asilo Bocage e do Campo dos Arcos e os 60 anos da publicação da obra Pelo sonho é que vamos, de Sebastião da Gama (que constituiu a sua primeira obra póstuma sob o título de um dos seus mais conhecidos versos).
Entretanto, 2013 será também, por decisão da ONU, o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Sem comentários: