sábado, 19 de janeiro de 2013

"Há dias em que me apetece desaparecer... penso sair do país"


Há dias, a propósito do estudo da escrita autobiográfica, convidei os alunos a escreverem um texto sob o título “Quem sou eu?”, género de auto-retrato, lembrando-lhes que só se deviam expor até ao ponto que quisessem.
M. tem 14 anos, frequenta o 8º ano. Acabei de ler o seu trabalho e, quando vi os dois últimos parágrafos, senti um arrepio. Aqui os transcrevo. O leitor perceberá porquê.


(…) Há dias em que me apetece desaparecer, porque as pessoas não percebem que o nosso país vai de mal a pior e se ninguém contribuir para um mundo melhor isto vai ficar mesmo mal, até chegar ao ponto de não existirem crianças no nosso país, mas espero que isto melhore e que fique tudo bem.
Sempre quis ser professora, mas isto está muito complicado cá em Portugal. Por isso, penso sair do país, um dia mais tarde. Todas as pessoas dizem que isto vai melhorar, e eu espero bem que sim, mas de certa forma tenho medo de ficar em Portugal e não ter uma vida digna.

Sem comentários: