quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Serra Mãe": da poesia para "o melhor tinto português do ano"



A Sivipa – Sociedade Vinícola de Palmela acaba de ganhar o prémio de melhor vinho tinto português do ano na Alemanha. O vinho distinguido foi o “Serra Mãe - Reserva 2009”, o único vinho português com a ambicionada grande medalha de ouro no concurso Mundus Vini 2013.
O prémio “Bester Rotwein Portugal” foi anunciado no dia 17 no 13º MUNDUS VINI Great International Wine Awards, que decorreu em Neustadt, na Alemanha. Entre o final de agosto e início de setembro, cerca de 250 membros de um júri de 45 países avaliaram vinhos de todo o mundo. Este ano o júri atribuiu 30 Grandes Medalhas de Ouro, 1.142 Medalhas de Ouro e 1.601 Medalhas de Prata.
“Serra Mãe”, nome inspirado no poema de Sebastião da Gama, é um DOC Palmela produzido das vinhas mais velhas das castas Castelão (Periquita), plantadas nos típicos solos arenosos, por método de produção integrada. A vinificação segue o processo tradicional de Palmela, com autovinificadores, a uma temperatura média de 25ºC e maceração longa, de forma a extrair o máximo de matéria corante e taninos.
Em anos anteriores, o “Serra Mãe” tem sido galardoado e conquistou Medalha de Prata no Concurso de Vinhos Engarrafados da CVRPS e Medalha de Ouro no Vinalies Internationales em Paris, em 2010.
[Fonte: press-release da SIVIPA]

Sem comentários: