quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Memória: Manuel Medeiros (1936-2013)



Partiu na manhã de hoje o amigo Manuel Medeiros. Deixou que se concluísse o ciclo de celebrações dos 40 anos da livraria que fundou, a Culsete, para brindar com uma mensagem de simplicidade, de saber e de afecto à leitura e ao trabalho desenvolvido (gravada no hospital) todos quantos acorreram ao Forum Luísa Todi na tarde de domingo.
O Manuel Medeiros partiu e sente-se a saudade das conversas, da disponibilidade, dos pequenos prazeres do jogo das palavras e das ideias, de uma pessoa séria, culta, humana.
Devo-lhe muitos momentos de alegria e de aprendizagem. De descoberta. De partilha. De vida. Dos livreiros que conheci foi talvez o mais completo, aquele que dialogava com os livros, lhes transmitia vida e os chamava para a sua mesa como quem convida um amigo. É forte a emoção, porque olho para muitos títulos que foram apreciados com ele, alguns sugeridos por ele, outros vividos com ele.
Continuaremos amigos. Enquanto pudermos conversar. Enquanto a vida nos possibilitar. Enquanto a memória nos ajudar. Enquanto houver no mundo gratidão e reconhecimento.
A última despedida de Manuel Medeiros será na Igreja de Jesus, em Setúbal, a partir de hoje à tarde, com exéquias marcadas para as 10h00 de amanhã.

2 comentários:

Anónimo disse...

MORREU UM AMANTE DOS LIVROS,DA CULTURA E DAS PESSOAS-MORREU O MANEL MEDEIROS QUE TANTAS VIDAS PREENCHEU E QUE TANNTO FEZ PELO PAÍS CULTURAL REAL ENQUANTO,EM MUITOS CASOS,SE DEIXA ESCAPAR DESTA TERRA VERDAEIRAS OBRAS DA NOSSA CULTURA CONTEMPORANEA...

A FÁTIMA MEDEIROS E A TODA A CIDADE DE SETÚBAL APRESENTO CONDOLENCIAS FRATERNAS bem como a todos os bons livreiros !!!


DANIEL NOBRE MENDES

Miguel disse...

Não podia deixar de enviar os meus sentimentos à família de um homem que faz parte da história de muitos de nós que vibravam quando pequenos nas idas à Culset e que à distância foram acompanhando a obra deste grande livreiro de Setúbal!

Que descanse em paz.