sábado, 24 de maio de 2014

Francisco Fanhais: entre a "Cantilena" e outros poetas e músicas



Com a edição do Público de hoje completa-se a colecção “Canto & Autores” (Levoir Marketing / “Público”), de treze títulos, com o volume dedicado a Francisco Fanhais, constituído por booklet assinado por António Pires com um texto resultante de entrevista testemunhal a Fanhais e por um cd com 17 faixas, em que a canção “Cantilena” (letra de Sebastião da Gama e música de Francisco Fanhais) ocupa a sexta posição no alinhamento. Por este cd passam ainda versos de Manuel Alegre, de Sophia de Mello Breyner, de César Pratas (n. Setúbal, 1936) e de António Aleixo, entre outros.
O poema “Cantilena”, cujo primeiro verso é “Cortaram as asas ao rouxinol”, foi escrito por Sebastião da Gama em 25 de Novembro de 1946 e, logo no ano seguinte, escolhido para o que viria a ser o segundo livro do poeta, Cabo da boa esperança (1947).
É um dos poemas clássicos da obra de Sebastião da Gama quando se quer referir a presença dos animais na poesia portuguesa, tal como se pode ver na antologia Os animais na poesia, organizada por Graça Magalhães em 2007 (Col. “1001 Livros”. Lisboa: Lisboa Editora).
No entanto, este poema também tem servido para uma leitura sobre a liberdade, interpretação para que muito contribuiu o arranjo musical e a voz de Francisco Fanhais na década de 1960. Foi, aliás, este um dos poemas que Fanhais cantou na sua intervenção no programa “Zip-Zip”, transmitido na RTP em 1969… e que o próprio cantor fez inserir numa das suas gravações discográficas. Com a mesma leitura em prol da liberdade, foi este poema inserido na antologia Lá Longe, a Paz – A Guerra em Histórias e Poemas, organizada por Manuela Fonseca, Irène Koenders, Annemie Leysen e Carol Fox (Porto: Edições Afrontamento, 2001).
Para lá de outros interesses que motivem a escolha deste cd (e podem ser vários – a música de intervenção, a poesia portuguesa, o cantor), ele constitui uma boa oportunidade para se ouvir Sebastião da Gama na voz de Fanhais!

Sem comentários: