sábado, 4 de outubro de 2014

Dia Mundial dos Professores, amanhã!



Desde há 20 anos que se celebra o Dia Mundial dos Professores em 5 de Outubro, muito embora a sua visibilidade no nosso país seja reduzida, ora por causa do feriado que caía neste dia, ora porque as estruturas ligadas à educação nunca o valorizaram convenientemente…
O tema deste ano relaciona-se com os professores, nós mesmos: “Investir no futuro, investir nos professores”.
Não faltarão exigências, mas todas se prendem com poucos e importantes vectores: a) professores de qualidade (com uma formação e qualificação interessantes e exigentes); b) recursos de qualidade (aí incluindo os programas, os “curricula”, as tecnologias); c) a qualidade dos meios (não esquecendo a segurança e a adequação  dos recursos à causa da educação ou a eficácia da gestão).
A escola não pode ser o bode expiatório de tudo aquilo que a sociedade rejeita ou minimiza; a escola tem de ter a preocupação da sociedade, das colectividades, dos cidadãos. E é forçoso que a sociedade acredite na escola para a ajudar a (re)construir-se.

“Investir no futuro, investir nos professores” é uma forma outra de investir na educação, na sociedade. Um investimento que não se materializa  senão na bolsa do futuro, na humanização, na construção de um mundo que deveria ser sempre melhor!
Viva o Dia Mundial dos Professores!

1 comentário:

redonda disse...

Não sabia. Tenho uma irmã professora, vou perguntar-lhe se sabe qual é o seu dia.