quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ana Pacheco em fado - "Cantar é Preciso..."




Ana Pacheco envereda pelo fado porque... "cantar é preciso", como poetiza o título do álbum! E, no final do dia de ontem, que bom foi poder ouvir este cd acabadinho de sair, o primeiro cd da Ana! Suave, harmonioso, simples. Bonito. Uma espantosa juventude casada com a tradição!
São dez os temas que o compõem: "Estarei onde" (versão portuguesa de "Tango to Évora", de Loreena McKennitt), "Com que voz" (poema de Camões, com música de Alain Oulman), "Fado das Cerejas" (letra de José Gago e música de Fado Pintadinho), "Fado das Violetas" (palavras de Florbela Espanca e música de Augusto Hilário), "Fado Loucura" (letra de Frederico de Brito e música de Júlio de Sousa), "A Minha Oração" (poema de Mário Rainho e música de Menor do Porto), "O sonho e a Vida" (letra e música de Ana Pacheco), "Costumei tanto os meus olhos" (letra popular e música de Fado das Horas), "Voz do Fado" (poema de Arnaldo Ruaz e música de "Fado Santa Luzia") e "Tantos Fados, Tanta Vida" (poema de Manuela de Freitas e música de Fernando Alvim). A voz de Ana Pacheco é acompanhada por Sérgio Costa (guitarra portuguesa), Albano Almeida (viola), Filipe Martins (contrabaixo), Rui Rosado (percussão) e Miguel Batista (guitarra de Coimbra).
Ana Pacheco é professora (somos amigos, para declaração de interesses) e, quando nos conhecemos, logo confidenciou a sua paixão pelo canto e pelo fado, arte que tem trazido para várias realizações da escola e com que tem atraído muitos ouvidos. Nos intervalos, anda por aí a cantar, entre Setúbal, Palmela e Lisboa. Para este cd trouxe alguns nomes ligados à região do Sado - o Albano Almeida, na música; o Arnaldo Ruaz e o José Gago, nos versos. E trouxe poemas que agora aparecem musicados pela primeira vez. Uma escolha criteriosa e sensível...
Para ouvir! Muitas vezes!

Sem comentários: