sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Espírito de Natal - Uma mensagem da Caritas



Partilho mensagem recebida de Eugénio Fonseca, presidente da Caritas Portuguesa, pelo que contém de espírito de solidariedade e de sinal dos tempos. Entremos na onda, fazendo Natal.

Caríssimo/a,
Esta é uma época do ano em que todos e todas estamos mais sensíveis a valores humanos tão importantes para um mundo mais humanizado. Independentemente das convicções de cada um/a, este é um tempo em que vale a pena fazer alguma coisa por esta imprescindível humanização. Sabemos que deveria ser um modo de estar ao longo de todo o ano. Porém, há que aproveitar estes momentos fortes para despertar consciências. A solidariedade, a justiça, a paz são uns desses valores mais propalados na época do Natal. Não é preciso ser cristão para reconhecer a urgência da opção a fazer por eles. Este é um ano muito especial:
- Pelas guerras que teimam em não terminar. O que se está passar na Síria não pode deixar ninguém indiferente;
- os riscos que a União Europeia está a correr por se ter vindo a esquecer dos valores que a fundaram:
-……..
O mais preocupante é a guerra na Síria.
Para que o nosso Natal seja verdadeiro e o próximo ano mais impregnado de paz, venho convidar toda a gente de boa vontade a, no dia 24, a partir das 20h00, colocarem uma vela acesa numa das janelas de suas casas. Peço a colaboração de todos e todas para que mais gente adira a esta corrente simbólica, mas consciencializadora, da necessidade urgente de paz para a Síria. Difundam este apelo através das redes sociais, motivem colegas de trabalho ou de escola, familiares, amigos e coloquem este pedido nas caixas de correio dos  vizinhos. Motivem quem contatar a fazer o mesmo, reencaminhando, igualmente, esta mensagem. Se puder ser uma vela da Cáritas, este gesto tornar-se-á solidariedade efetiva, dado que uma parte da verba angariada irá para as famílias refugiadas na Grécia.    
A todos e todas, em particular, e às famílias deixo os votos de paz e bem. Leiam, por favor, o cartão anexo.
Obrigado por se juntarem a esta corrente solidária.
Eugénio Fonseca

Sem comentários: