sexta-feira, 3 de março de 2017

Bulhão Pato nasceu no dia de hoje, em 1829



O seu nome é mais conhecido por estar associado a uma receita de amêijoas, mas não terá sido ele o criador da iguaria, antes um afamado cozinheiro de Lisboa que, em homenagem a Bulhão Pato, apreciador de boa comida e cliente habitual do restaurante "Estrela de Ouro", na Rua da Prata, engendrou a mistura que ficou até hoje com o sabor e com o nome do homenageado.
Bulhão Pato (Bilbao, 1829 - Caparica, 1912) foi escritor que se destacou no memorialismo e na poesia. Esteve também ligado à região de Setúbal. Desde 1890 até ao seu falecimento, viveu na Casa da Torre, no Monte da Caparica, e foi sepultado no Cemitério do Monte. Na Caparica escreveu para jornais e redigiu livros, foi para caçadas, conviveu e recebeu muitos amigos, celebrou as gentes da Costa e estendeu o olhar poético até à Arrábida - "A Arrábida domina ufana o Sado e o Tejo. / Não tem outra rival por todo esse Alentejo." (poema "Nas Arribas do Mar", de 1908).
Há dois livros que falam da ligação de Bulhão Pato à região em que viveu os últimos anos: uma biografia, da autoria de Artur Vaz - Bulhão Pato: Esboço Bio-Bibliográfico (Charneca de Caparica: Junta de Freguesia de Charneca da Caparica, 1996) -, e uma antologia com os textos ligados à biografia do poeta na margem sul do Tejo, organizada e prefaciada por Victor Wladimiro Ferreira - No Monte com Bulhão Pato (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2000).
Foto: Bulhão Pato, caricaturado por Rafael Bordalo Pinheiro, no Álbum das Glórias (1902)

Sem comentários: