segunda-feira, 1 de maio de 2017

Para a agenda - Palmela vive o centenário da morte de Hermenegildo Capelo





Palmela vai assinalar o centenário da morte de Hermenegildo Capelo (ocorrida em 4 de Maio de 1917) com um programa promovido pelo Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela que inclui passeio BTT, descerramento de placa evocativa, sessão solene e concerto com a Banda da Armada em 6 de Maio.
Hermenegildo Capelo (n. 1841), que nasceu em Palmela (sendo patrono da Escola de 2º e 3º Ciclos aqui localizada), destacou-se no quadro da exploração e reconhecimento do continente africano, tendo deixado obras como De Benguela às Terras de Iaca (publicado em 1881, respeitante à viagem de exploração realizada em 1877-1880) e De Angola à Contracosta (publicado em 1886, relativo à viagem efectuada em 1884 com o objectivo de estabelecer a melhor rota comercial entre Angola e Moçambique), um e outro escritos em colaboração com o seu companheiro das viagens, Roberto Ivens (1850-1898).
O feito de Hermenegildo Capelo e dos seus companheiros rapidamente lhe mereceu o título de herói pátrio, consagrando o seu nome na toponímia e em muitas evocações e estudos. Mesmo na área da literatura mais virada para os jovens o percurso deste palmelense encontrou eco, como se verificou em obras de Rafael Ávila de Azevedo (A Grande Travessia Africana de Capelo e Ivens. Col. "Os Portugueses no Mundo". Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1946) e de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (No Coração da África Misteriosa. Col. "Viagens no Tempo". Lisboa: Caminho, 1998).
Para a agenda!

Sem comentários: